O que é Osteopenia?

A palavra osteopenia tem sua etimologia no grego, em que “osteo”, significa osso e “penia” significa falta. Assim, sugere-se que osteopenia está relacionada à falta de algo no osso e como vimos na introdução, esta falta consiste na baixa densidade de minerais, vale lembrá-los: cálcio, magnésio, sódio, potássio e citrato.

No entanto, esta escassez de minerais nos ossos não confere uma patologia, apenas uma condição de saúde considerada uma prévia da osteoporose, esta – por sua vez – consiste na fragilidade dos ossos levando-os ao risco de serem fraturados facilmente

A osteopenia afeta ambos os sexos, porém é mais incidente nas mulheres, principalmente nas que se encontram no período da menopausa ou após o mesmo, a etnia caucasiana também é mais afetada, assim como pessoas com estatura mais baixa. É também mais incidente em pessoas com mais de 50 anos de idade.

Desenvolvimento ósseo

É até a segunda década de vida que os ossos são desenvolvidos totalmente, este desenvolvimento diz respeito ao conteúdo mineral. São diversos os fatores que estão envolvidos com o desenvolvimento da massa óssea, a saber: atividade física, alimentação, fatores genéticos e fatores hormonais.

O tecido ósseo é composto por um conjunto de células, são células ósseas os osteócitos e os osteoblastos, os quais são associados a outras estruturas, como a matriz óssea, que consiste em um material encontrado no exterior das células ósseas e que tem como função proporcionar nutrição ao tecido ósseo, pois a matriz é rica em cálcio.

Assim como o cálcio, outros minerais são essenciais para o desenvolvimento adequado do tecido ósseo, como o fósforo, citrato, magnésio, potássio e sódio. Além dos minerais, também participam da composição nutritiva da massa óssea, as vitaminas e proteínas. É importante adiantar que a escassez ou o excesso de qualquer destes nutrientes podem interferir na saúde da massa óssea.

Dessa forma, o nível de minerais presentes em uma amostra de tecido ósseo proporciona um resultado chamado de Densidade Mineral Óssea (DMO), ou seja, quando a DMO está baixa, significa que a matriz óssea está pouco mineralizada.

osteopenia

Diferença entre osteopenia e osteoporose

A osteoporose é uma doença que torna os ossos frágeis, enquanto a osteopenia é baixa densidade óssea, característica do processo inicial que pode virar osteoporose.

Sintomas da osteopenia

Infelizmente a osteopenia é uma condição assintomática, de forma que apenas quando há ao agravamento para a osteoporose o paciente começa a perceber alterações.

Dessa forma, para que o paciente fique atento à possibilidade de desenvolver osteopenia, recomenda-se que sejam realizados exames regulares quando os fatores de risco mencionados anteriormente estiverem presentes na vida do paciente, isto é, é preciso considerar os seguintes aspectos:

Idade: quando a pessoa atingir a quinta década de vida;

Alimentação: se o paciente ingere muito café e poucos alimentos ricos em minerais;

Sedentarismo: se o paciente percebe fraqueza muscular e está há muito tempo sem praticar nenhuma atividade física;

Estes são os principais fatores que devem ser observados e considerados substituindo os sintomas, pois a partir deles é possível tomar a decisão de realizar exames para prevenir e assim, não esperar que os sintomas da osteoporose apareçam para que haja a procura de ajuda.

Tratamento adequado aqui >

SuperIdade

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; controle da dor articular e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

Escreva uma Mensagem ou Comentário